Páginas

Problemas Sociais

A fome

A África é o continente mais pobre do planeta. Fome, miséria e violência são os problemas enfrentados pelas autoridades locais. São milhares de pessoas vivendo em condições extremamente precárias, sem ter acesso a alimentação, saúde e educação de qualidade.
Muito se discute sobre a atual situação do continente africano, entretanto, pouca coisa é feita. Em alguns países, a população vive com menos de 1 dólar por dia, ou seja, abaixo da linha da pobreza. Todos os anos, milhares de crianças morrem por causa da falta de alimento e da desnutrição.
A solução para esse problema pode estar mais perto do que a gente pode imaginar. Entretanto, falta boa vontade por parte de alguns governantes que, possuem todos os recursos para dar um fim a esta situação mas, seus interesses acabam falando mais alto.
Ao contrário do que se pensa, a fome não é causada por causa da escassez de alimento, já que a produção total de produtos agrícolas é suficiente para abastecer, com fartura, a humanidade inteira (mais de seis bilhões de pessoas).
O problema, neste caso, acaba sendo a pobreza e a má distribuição de renda. Enquanto muitos recebem altos salários, outros fazem de tudo para ganhar o mínimo de dinheiro. Além disso, boa parte das terras cultiváveis está na mão de uma minoria, que fornece alimentos aos países ricos.
Se isso não bastasse, alguns fazendeiros possuem terras improdutivas, impedindo o desenvolvimento da agricultura familiar. O ideal, neste caso, seria fazer uma reforma agrária, passando o domínio dessas propriedade para quem realmente precisa.


                                                                                 
                                                               FOME NA ÁFRICA       
                                                    
A aids
 
Além da fome, da violência e de todos os problemas que citamos até aqui, a África enfrenta uma verdadeira epidemia de AIDS. Em alguns países do continente africano, mais de 50% da população é portadora do vírus HIV. A falta de conscientização, devido a péssima infra-estrutura do sistema público de saúde, contribui para esta triste realidade.
FONTE: Carvalho, Marcos Bernardino de. Geografias do mundo: fronteiras, 8° ano / Marcos Bernardino de Carvalho, DiamantinoAlves Correia Pereira. - 1. ed. renovada. - São Paulo: FTD, 2009.  - (Coleção geografias do mundo)

4 comentários: